Geração Millennial dita as novas regras do ambiente de trabalho do futuro


Resultado de imagem para millennials geração

A Geração Millennial, ou geração Y, é composta por pessoas nascidas entre 1980 até meados de 1990, que cresceram cercados pela tecnologia. Essa geração nasceu em uma época de grandes avanços tecnológicos, prosperidade econômica e altos índices de urbanização, o que influenciou fortemente seus estilos de vida e comportamento no ambiente de trabalho. São eles que irão mudar o mundo.

De acordo com a consultoria Booz Allen, atualmente, os Millennials formam a faixa etária mais expressiva no mercado de trabalho norte americano e, globalmente, possuem um poder de compra de U$2,45 trilhões. No Brasil, a geração será 44% da população economicamente ativa do país ainda neste ano, movimentando R$ 268 bilhões. Isto faz com que eles sejam os mais importantes colaboradores de uma empresa.

A concepção de modelo de trabalho dos Millennials é diferente

Os jovens que entraram no mercado de trabalho na última década possuem expectativas diferentes das gerações anteriores. Estes exigem uma maior diversidade de desafios com retornos variados, bem distintos da estabilidade e plano de carreira que seus pais esperavam.

Graças à tecnologia, estes jovens estão habituados a ter uma vida mais globalizada, mantendo laços sociais e profissionais ao redor do mundo com a ajuda das redes sociais e dispositivos móveis. A colaboração é uma das palavras-chave no ambiente de trabalho desejado, onde a criação e produção de um material acontece de forma integrada, com várias ferramentas de comunicação, em um ambiente extremamente dinâmico.

De acordo com a pesquisa Future of Work, realizada pela ADP, os Millennials acreditam que a liberdade dada pelas empresas ainda não é suficiente, e que as organizações ainda precisam se adaptar. Empresas que possuem menos de 20 anos são mais propensas a adaptar-se a dar mais liberdade às pessoas, especialmente porque foram construídas em sistemas de TI/conectividade que permitem uma maior coordenação entre distância e tempo. Empresas como essas estão conquistando os profissionais do futuro.

Como o mercado está reagindo?

Para se adaptar a esse novo público, as empresas estão adotando uma forma de trabalho mais dinâmica. Através da tecnologia, é possível atender várias das novas demandas dos Millennials: mobilidade, educação, integração, compartilhamento de informações, entre outros.

Já o RH está respondendo a estas exigências por meio da adoção de novos softwares que ajudem a tornar o ambiente mais conectado, colocando-as ao dispor dos gestores e dos funcionários, com a vantagem adicional de aumentar a produtividade. Esta nova forma de agir baseia-se em horários e locais de trabalho flexíveis proporcionados pelas últimas tecnologias como aplicações móveis, computação em nuvem, virtualização e redes sociais.

E, ainda de acordo com o Future of Work, mais de 2/3 dos colaboradores na América Latina acreditam que as organizações já estão utilizando tecnologia para mensurar e impactar o bem-estar de seus funcionários. A maioria dos entrevistados espera ser pessoalmente afetado por essa mudança e estão muito animados sobre isso, especialmente os Millennials.
Por isso, já existem inúmeras soluções capazes de auxiliar o departamento de RH de uma empresa. Focar no colaborador, seus desejos, satisfação e produtividade serão cruciais para que as empresas do futuro estejam alinhadas aos desejos da geração Millennial e daquelas que estão por vir.

Mariane Guerra – Desde 2011 na ADP, atualmente responde pela área de Recursos Humanos em toda a América Latina. É graduada em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) e Pós-graduada em Administração de Recursos Humanos pela Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP). Tem sólida experiência na gestão de RH, adquirida em multinacionais, tais como: Marsh Corretora de Seguros, Grupo Santander, GE Capital, AOL, Nortel Networks, Mobil Oil e PepsiCo. Master Coach formada pelo Integrated Coaching Instituto, curso creditado pelo ICF (International Coaching Federation/USA), tem também conhecimento em gestão de projetos com certificação Six Sigma (Green Belt).

Fonte: https://goo.gl/lbcuVa

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *